Boituva terá programação especial na semana do Dia Internacional da Mulher

Boituva terá programação especial na semana do Dia Internacional da Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a cidade de Boituva terá uma programação de evento especial na próxima semana, entre os dias 10 e 13. Serão diversas atividades, como por exemplo atendimentos de saúde, beleza, programações artísticas, musical e espaço para crianças.

DETALHES

O evento será na Praça da Matriz, das 14 às 20 horas, todos os dias. Estarão disponíveis serviços de limpeza de pele, máscara de argila, corte de cabelo e escova. Haverá ainda um mutirão de saúde bucal, palestra sobre violência contra a mulher, aferição de pressão arterial entre diversos outros serviços.

BREVE RESUMO

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

Assim, atualmente a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo. Algo que se aproxima de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Elas começaram uma campanha dentro do movimento socialista para exigir seus direitos. Isso porque as condições de trabalho delas eram ainda piores que as dos homens à época.

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (naa maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

No entanto, há registros anteriores a esse episódio que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

Fonte: BBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.