Boituva terá programação especial na semana do Dia Internacional da Mulher
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a cidade de Boituva terá uma programação de evento especial na próxima semana, entre os dias 10 e 13. Serão diversas atividades, como por exemplo atendimentos de saúde, beleza, programações artísticas, musical e espaço para crianças.
DETALHES
O evento será na Praça da Matriz, das 14 às 20 horas, todos os dias. Estarão disponíveis serviços de limpeza de pele, máscara de argila, corte de cabelo e escova. Haverá ainda um mutirão de saúde bucal, palestra sobre violência contra a mulher, aferição de pressão arterial entre diversos outros serviços.
BREVE RESUMO
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.
Assim, atualmente a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo. Algo que se aproxima de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.
Elas começaram uma campanha dentro do movimento socialista para exigir seus direitos. Isso porque as condições de trabalho delas eram ainda piores que as dos homens à época.
A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (naa maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.
No entanto, há registros anteriores a esse episódio que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.
Fonte: BBC