Sindicato se reúne com secretária da Educação para tratar demandas
Nosso presidente Edilson Humberto Lopes (Ditinho) participou na última quinta, dia 21, de reunião na Prefeitura com a nova secretária de Educação Sueli Aparecida Húngaro. Tivemos a presença também da advogada Dra. Claudia Fiusa Cancian e da Adriana Consorti, secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato. A reunião foi produtiva e abordou temas de grande importância para a categoria, dentre eles:
- Pagamento do 14º dos Professores da Rede Básica;
- Compensação de horas das Auxiliares de Creche;
- O retorno das aulas presenciais.
O pagamento do 14º dos Professores estava programado para ser efetuado junto com o salário mensal, mas acabou sendo pago no dia seguinte, sexta, dia 22.
RETORNO ÀS AULAS
Quanto ao retorno das aulas presenciais, cabe ressaltar, existe uma Comissão Deliberativa, para apresentar dados e estimativas da volta às aulas. Na penúltima reunião realizada ficou definido o retorno das aulas presenciais em 1º de fevereiro. No entanto, devido ao agravamento da pandemia, foi realizada nova reunião remota, e adiado o retorno presencial para 22 de fevereiro, podendo ser mantido ou modificado, dependendo da fase em que se encontra o município. O retorno remoto permanece para 1º de fevereiro.
Também foram estabelecidos alguns critérios e pontos significativos, como por exemplo, a elaboração de uma cartilha de orientação contra a Covid-19 nas Escolas. Seu objetivo será informar e orientar pais, funcionários e Professores sobre a importância dos cuidados a serem observados, tais como:
- Tosse;
- Falta de ar;
- Febre;
- Dor de garganta;
- Coriza;
- Dor de cabeça;
- Diarreia;
- Além de todos os cuidados da higienização, e uso pessoal de materiais, que não devem ser compartilhados e devem ser trazidos de casa.
AUXILIARES
Outro ponto discutido, e por não se ter previsão para o retorno das Creches ficará em aberto, é a questão das Auxiliares de Creche. Elas apontam a necessidade de aproveitar o tempo para capacitação. Após o esclarecimentos de vários pontos, como a escolha dos cursos e a parceria com o Sindicato, onde nossa entidade realizará um planejamento e apresentará cursos de capacitação a serem analisados, tivemos a aprovação da secretária da Educação. Posteriormente as informações serão divulgadas amplamente aos interessados.