Outubro Rosa | Momento de refletir seriamente sobre a prevenção ao câncer de mama

Ouça a matéria!

 

Este mês é celebrado o Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades de vários segmentos. O sindicato apoia o movimento e divulga-o aos Servidores com objetivo de ampliar a conscientização da importância da prevenção desta doença para todas as mulheres do funcionalismo.

HISTÓRIA 💟

O movimento começou nos Estados Unidos, onde tiveram várias ações isoladas referentes ao câncer de mama e, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A primeira iniciativa vista no Brasil foi a grande iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, e passou a ser anual.

BRASIL 🇧🇷

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é a segunda maior causa de morte de mulheres em todo o País. Anualmente, surgem cerca de mais de 50 mil novos casos da doença no Brasil. No entanto, quanto mais cedo o câncer for detectado maiores são as chances de cura. O controle do câncer é uma prioridade da agenda de saúde do País e integra o Plano de Ações Estratégicas do Governo.

Clique aqui e saiba mais sobre o controle do câncer de mama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.