O Cortiço | Projeto da Cultura inicia Clube de Leitura de obra clássica

O Cortiço | Projeto da Cultura inicia Clube de Leitura de obra clássica

A Secretaria de Cultura, através da Biblioteca Municipal de Boituva “Acadêmico José Monteiro Salazar” inaugura o Clube da Leitura. Neste mês de abril, O Projeto Clube da Leitura inicia com um clássico da literatura: “O CORTIÇO” – Livro do escritor Aluísio Azevedo. A participação dos leitores será pela Plataforma EAD da Secretaria de Cultura. Nesse ambiente, o leitor terá acesso ao livro em versão PDF, além de contar com Fórum de Discussão, vídeos e glossário, sempre com moderação realizada pela Bibliotecária Mayra Pontes e Damares.

No dia 30 de abril, às 20 horas, haverá Live Literal para compartilhar o resumo do livro e com a possibilidade de participação de todos os leitores no chat ao vivo no canal da Secretaria de Cultura de Boituva no YouTube. Todos os participantes receberão certificados. Para se inscrever, basta enviar e-mail para cultura@boituva.sp.gov.br informando nome completo.

Se você, Servidor, gosta de ler, aproveite esta oportunidade. Também não deixe de indicar esta iniciativa aos seus colegas de trabalho, amigos e familiares. Conhecer os clássicos da Literatura Brasileira é indispensável para o crescimento intelectual e social.

INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo (1857-1913) é um escritor brasileiro que se filiou à estética naturalista, no mesmo período histórico – a segunda metade do século XIX – em que ocorreram, também, o realismo e o parnasianismo, este último referente à poesia.

O livro narra inicialmente a história de João Romão rumo ao enriquecimento. Para acumular capital, João Romão explora os empregados e até comete atos ilícitos, como furtos. Sua amante, Bertoleza, o ajuda de domingo a domingo, trabalhando sem descanso. Em oposição a João Romão, surge a figura de Miranda, comerciante de tecidos e também português, muda-se para o sobrado que fica ao lado do cortiço. No início, Miranda cria uma disputa acirrada por uma braça de terra que deseja comprar para aumentar seu quintal.

A obra retrata todo o estilo de vida mais pobre e burguês brasileiro do século XIX. representando os extremos sociais da cidade do Rio de Janeiro. O cortiço é o lugar precário onde os pobres vivem e representa a mistura de raças. Do outro lado, o sobrado representa a burguesia ascendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.