Resolução nº 3.919 do Banco Central garante até 4 saques gratuitos por mês no Banco24Horas

Resolução nº 3.919 do Banco Central garante até 4 saques gratuitos por mês no Banco24Horas

A Resolução nº 3.919 publicada recentemente pelo Banco Central garante que os clientes de conta-corrente pessoa física tenham o direito de pelo menos até 4 saques gratuitos por mês no caixa das agências do seu próprio banco ou no Banco24Horas, exceto para saques internacionais. Sem exceção. Todos os bancos devem cumprir essa resolução no País.

PERGUNTAS E RESPOSTAS – Fique por dentro!

O que é a resolução nº 3.919 do Banco Central?

A resolução nº 3.919 do Banco Central regulamenta a cobrança de tarifas de serviços por parte dos bancos e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Essa norma obriga que a cobrança de tarifas pela prestação de serviços, por parte das instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, deve estar prevista no contrato firmado entre a instituição e o cliente, ou ter sido o serviço previamente autorizado pelo cliente ou usuário.

Além disso, a resolução garante que alguns serviços prestados aos clientes pessoas físicas e classificados como essenciais, prioritários, especiais e diferenciados sejam isentos de cobrança de tarifa, como por exemplo, 4 saques grátis todo o mês.

A quem se destina a isenção de tarifa da resolução nº 3.919 do Banco Central?

A resolução determina que os clientes pessoas físicas das instituições financeiras sejam isentos de tarifa, em alguns serviços classificados como essenciais, prioritários, especiais e diferenciados.

Todos os bancos devem se enquadrar nessa resolução?

Sim, todas as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central devem se enquadrar à resolução nº 3.919.

Onde posso realizar os 4 saques grátis todo mês aos quais tenho direito?

Os 4 saques sem tarifa a cada mês são as 4 primeiras operações de saque no mês que podem ser realizadas no caixa das agências do seu banco ou na Rede Banco24Horas em todo o Brasil, exceto para saques internacionais. O importante é que você pode usar como quiser e que a soma dê 4 por mês. Consulte o seu banco e verifique se ele oferece um número (quantidade) maior de benefícios, pois essa regra é aplicada ao pacote básico de tarifas.

São os 4 primeiros saques no mês que estão isentos de tarifa, contados no conjunto das operações realizadas no caixa das agências do próprio banco ou a Rede Banco24Horas no Brasil.

Se eu não utilizar os 4 saques grátis no mesmo mês, eles acumulam para o próximo mês?

Não. São 4 saques por mês, não cumulativos

Os 4 saques grátis todo mês são válidos também para saques com cartões de crédito ou conta poupança?

Não. A isenção de tarifas é válida apenas para 4 saques com cartão de conta-corrente.

O meu banco oferece mais de 4 saques grátis todo mês. Esses 4 já estão inclusos?

Você possui, no mínimo, 4 saques sem tarifa todo mês garantidos pela resolução nº 3.919 do Banco Central. Para essas informações, consulte o seu banco e verifique o que contempla o seu pacote de tarifas contratado.

Qual o valor da tarifa cobrada a partir do 5º saque?

A tarifa é cobrada pelo seu banco e, por isso, é ele quem define a cobrança de tarifas dos seus clientes no Banco24Horas. Por isso, para mais informações, sugerimos entrar em contato com o seu banco.

E se o cliente for titular de conta poupança, ele também tem direito aos 4 saques grátis todo mês?

Não. Segundo a resolução nº 3.919, no caso de conta poupança, você tem direito a até 2 saques sem tarifas todo mês que podem ser realizados no caixa das agências do próprio banco ou no Banco24Horas. São os 2 primeiros saques no mês que estão isentos de tarifa, contados no conjunto das operações realizadas no caixa das agências do seu banco ou no Banco24Horas.

E se o cliente for titular de conta corrente de depósito à vista, ele também tem direito aos 4 saques grátis todo mês?

Sim. Nesse caso você também tem direito de até 4 saques grátis por mês inclusive por meio de cheque ou cheque avulso, no caixa das agências do próprio banco ou no Banco24Horas, exceto para saques internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.