Garantimos o novo Piso dos ACS. Insalubridade deve vir em breve!

Garantimos o novo Piso dos ACS. Insalubridade deve vir em breve!

Conquistamos mais um importante avanço para os Servidores de Boituva. Após a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 120, solicitamos junto à Prefeitura aplicação imediata do novo piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde. E fomos atendidos! Dia 30 de julho, os trabalhadores receberam o salário atualizado (R$ 2.424,00) e a diferença do retroativo desde maio de 2022. Entretanto, nossa luta continua, pois o próximo passo é a regularização da insalubridade.

👩🏻‍🔬 INSALUBRIDADE

A EC, aprovada pela Câmara em março, garante também o adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas. Essa questão demanda um tempo maior para ser implantada, pois será necessária a alteração do Estatuto do Servidor. A lei municipal prevê pagamento de 20% do salário-base do funcionalismo. Porém, os Agentes deverão receber 20% relativos ao piso de seu próprio setor.

Nosso presidente Edilson Humberto Lopes, o Ditinho, conversou nesta semana com o prefeito Edson José Marcusso sobre o tema. Segundo ele, os estudos jurídicos estão avançados. Quando houver a correção do índice da insalubridade o valor será retroativo a maio. Não existirão percas aos trabalhadores.

🗣️ AVALIAÇÃO DO SINDICATO 

Agradecemos todo o empenho do funcionalismo junto ao Sindicato. Estendo também nossos reconhecimentos ao prefeito Marcusso, secretários e vereadores por agirem rápido em Boituva, inclusive pelo pagamento dos retroativos. Hoje existe um engajamento coletivo e todos ganham com a ação. Esperamos trazer em breve a boa notícia em relação ao ajuste do adicional dos companheiros”, arremata Ditinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.